Vinho Prieuré de St. Laurent Côtes du Rhône – Para a nossa harmonização eu dispenso um vinho muito frutado e alcoólico, preferindo sim aromas mais terrosos e discretos e corpo médio.
Que tal um vinho francês da região do Vale do Rhône ou Encostas do Rhône (Côtes du Rhône) que se inicia ao norte, em Vienne, e termina ao sul, nas proximidades de Avignon? Esta tradicional região produz uma grande mescla de vinhos com base em variedades como: Shirraz, Grenache, Mouvèdre entre outras. De corpo médio que consegue equilibrar taninos discretos e uma boa acidez, este vinho traz para você mais uma opção para harmonizar seus finais de semana.
Nesta semana, aproveitando O DIA DAS MÃES, vamos com um clássico paranaense que é bem fácil de preparar, fica muito saboroso e não faz sujeira na cozinha. Tome o cuidado de comprar pinhões bem frescos.
INGREDIENTES
- 300g de pinhão cozido descascado e cortado em rodelas
- 200g de cogumelos shiitaki frescos picados
- 1 litro de caldo de legumes
- 300g de parmesão ralado
- 3 dentes de alho finamente picados
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 250 g de arroz arbóreo
- 1 punhado de tomilho fresco
- 1 taça de vinho branco seco
- Sal e pimenta do reino à gosto
MODO DE PREPARO
Aqueça uma panela de fundo grosso adicione 3 colheres de azeite de oliva e refogue 2/3 do alho e o pinhão tomando cuidado para não queimar. Adicione o arroz arbóreo e frite por 1 minuto, em seguida adicione o vinho branco. Deixe evaporar e comece a regar com o caldo mexendo sem parar até o final do preparo.
Em uma frigideira refogue o resto do alho em uma colher de azeite de oliva e adicione os cogumelos picados cozinhando até ficarem macios. Adicione o sal e a pimenta, finalize com o tomilho e reserve.
Quando o arroz estiver ao dente, coloque o parmesão, a manteiga e siga mexendo até ficar cremoso, corrija o sal e a pimenta. Adicione o refogado de cogumelos. Desligue a panela e deixe descansar por 1 minuto.