Vinho Vinhas da Comporta – A dica é um vinho português da costa do Alentejo, este tinto elaborado a partir de uvas Castelão e Alicante Bouchet é muito macio e fácil de beber, tem estágio parcial em madeira durante 3 meses.
Com a chegada do inverno vem uma sugestão para harmonizar não só o prato, mas também o friozinho dos próximos dias. Quem disse que sopas e cremes não combinam com vinho?
A grande questão relevante é a temperatura, desta forma deixe o creme esfriar um pouquinho para que o excessivo calor não bloqueie o seu paladar.
INGREDIENTES
- 1 kg batata salsa (mandioquinha)
- Um punhado de ramos de tomilho
- 2l de caldo de legumes
- 100ml vinho branco seco
- 200g de creme de leite fresco
- 150g de carne seca de traseiro desfiada e de preferência dessalgada
- 1 dente de alho finamente picado
- 1/2 cebola pequena finamente picada
- Sal e pimenta à gosto
MODO DE PREPARO
Descasque e corte em pedaços bem pequenos e uniformes a batata salsa, desta forma ela cozinha por igual. Desfolhe e higienize os ramos de tomilho
Em uma panela cozinhe a batata salsa com o caldo de legumes, quando a mandioquinha estiver bem macia desligue o fogo, retire-a da panela, reserve a água do cozimento e amasse no ponto de purê ou passe no liquidificador adicionando a água do cozimento até o ponto de creme. Retorne a mandioquinha para a panela, ligue o fogo, acrescente o creme de leite e deixe ferver por 5 minutos, tempere com sal e pimenta à gosto.
Pique o alho e a cebola em pedaços bem pequenos e leve a uma frigideira para refogar. Refogue por 3 minutos e adicione a carne seca, o vinho branco, o tomilho e misture bem, espalhando a carne pelo fundo da frigideira, e deixe a carne fritar por volta de 10 minutos. Mexe a carne de vez em quando para que ela frite toda por igual.
Sirva o creme com a carne seca por cima.