Vinho Sordo Dolcetto D’Alba – Aproveitando este “friozinho” de Curitiba lanço a minha primeira sopa cremosa do ano que vem acompanhada por um tinto da região do Piemonte no Norte da Itália. Escolhi um Dolcetto D’alba que para mim combina muito bem com a proposta do prato por ser um vinho bem leve, e pouco tânico. Seus aromas de frutas negras, especiarias e toques defumados irão conversar muito bem com a untuosidade do creme de leite graças a delicada acidez da Dolcetto.
Você pode preparar algumas torradinhas se quiser
CREME VICHYSSOISE
INGREDIENTES
- 500g de batatas cozidas e amassadas
- 2 talos de alho poró picado
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picado
- 1,5 litro de caldo de frango ou de legumes
- 50g de manteiga
- Bouquet garni (Aquele amarradinho de ervas aromáticas)
- 200ml de creme de leite fresco gelado
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha fatiada a gosto
MODO DE PREPARO
Coloque a manteiga numa panela média e leve ao fogo médio. Assim que a manteiga derreter, acrescente a cebola e refogue por cerca de 3 minutos até ficar bem murcha. Junte o alho picado, o alho poró e refogue por mais 3 minutos, até murchar.
Adicione a batata amassada, caldo de frango/legumes e bouquet garni, misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e aumente o fogo. Deixe cozinhar até ferver.
Assim que ferver diminua o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, até a sopa engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo, retire o Bouquet Garni e finalize com creme de leite. Utilize salsinha ou cebolinha para decorar.