Vinho Monterío Tempranillo – Escolhi um vinho jovem com bastante fruta e acidez pronunciada, que “conversa” bem com a despretensão do prato. O risoto de abóbora pode ser um prato único dispensando acompanhamento. É rápido e fácil de fazer.
CALDO DE LEGUMES
- 3 cebolas cortadas em pedaços grandes
- 1 cenoura cortada em pedaços grandes
- 2 talos de salsão cortados em pedaços grandes
- 2 litros de agua
- 1 bouquet garni (amarradinho de ervas aromáticas)
PREPARO
Coloque os legumes e as ervas em uma panela com a agua fria e deixe em fogo baixo fervendo por 30 minutos.
RISOTO
INGREDIENTES
- 20 ml azeite de oliva
- 500 gr arroz arbóreo
- 2 litros de caldo de legumes
- 100 ml de vinho branco
- 1 xícara de abóbora japonesa cortada em cubos
- 200g de carne seca
- 2 dentes de alho picadinhos
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 100 gr de queijo parmesão ralado na hora
- Salsinha para decorar
- Pimenta-do-reino e sal a gosto
PREPARO:
Inicie dessalgando a carne seca. Pique-a e coloque-a na panela de pressão com água fervente, levando ao fogo por 30 minutos. Despreze essa água e desfie a carne retirando o excesso de gordura. Corte a abobora em cubos pequenos e cozinhe até ficar “ao dente”.
Pré aqueça uma panela de fundo grosso em fogo baixo, coloque o azeite, frite o alho levemente e adicione o arroz, em seguida coloque o vinho branco e deixe reduzir.
Vá adicionando o caldo pouco a pouco mexendo sempre. Quando estiver “ao dente” acrescente a abóbora e a carne seca, deixando um pouco desta para a decoração. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, mexa o risoto vigorosamente, acrescente o queijo parmesão e a salsinha picada. Mexa bem, tempere com a pimenta-do-reino e sal, de preferência moída na hora. Decore com salsinha e a carne seca restante.